Do livro à tela: representações de corpo indígena em ilustrações de Maurício Negro


 

RESULTADO DE INVESTIGACIÓN: Proyecto de investigación sobre las representaciones del indio y de la vida indígena construida en libros de literatura para niños - Apoyo del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico CNPq, Brasil - Universidad Luterana de Brasil ULBRA, Canoas, Brasil - Programa de postgraduación en Educación PPGEDU / Iara.bonin@uol.com.br / Universidad Federal de Rio Grande del Sur UFRGS, Rio Grande, Brasil – Profesora en los cursos de Pedagogía y Ciencias Sociales en Educación a Distancia EAD en la Universidad Luterana de Brasil ULBRA, Canoas, Brasil / giselemassola@gmail.com

 

RESUMO:*


Este texto é parte de uma pesquisa mais ampla, que conta com o apoio do CNPq e visa discutir as representações de índio e de vida indígena constituídas em livros de literatura para crianças. Trata-se de um recorte, cujo objetivo é discutir o corpo indígena em 20 ilustrações feitas por Mauricio Negro, designer gráfico que se dedica à obras escritas por autores indígenas. As imagens foram disponibilizadas no blog deste ilustrador, mas estão originalmente publicadas em obras escritas por autores indígenas brasileiros. Observa-se, no conjunto de imagens selecionadas, a prevalência de certos traços distintivos, utilizados para marcar a diferença indígena: alguns traços físicos associados aos protagonistas, certos adereços e pinturas corporais considerados “típicos”, entre outros. No entanto, as marcas corporais são diversificadas nas produções deste ilustrador e estabelecem, em certa medida, uma vinculação entre a personagem e o povo indígena do qual ela seria integrante. Observase que o ilustrador se vale de expressões artísticas específicas de um dado povo indígena para desenhar – e assim definir e marcar – as personagens. Exemplo disso é a incorporação de pinturas corporais distintivas entre metades clânicas, ao ilustrar uma história que se desenrola no contexto da vida Kaingang, ou a incorporação de artefatos karajá quando se trata de uma narrativa deste povo. Assim procedendo, o ilustrador se distancia de um estereótipo comum e genérico de índio, cotejando suas criações em produções culturais específicas e contextuais.


Outro aspecto que se destaca na produção cultural de Maurício Negro é a mescla de elementos naturais, o uso de texturas com material reciclado e de pirogravuras coloridas com pigmentos naturais na produção das imagens – o que permite que se multipliquem as possibilidades de leitura mas, de certa forma, reafirma e reconfigura um enlace tido como indissociável entre índio e natureza.


Palavras-chave: povos indígenas, corpo, blog.



ABSTRACT:


This text is part of a larger study, which has the support of CNPq and examines the representations of Indians and Indian life, in literature books for children. The intention is to discuss indigenous body in 20 illustrations by Mauricio Negro, graphic designer who is dedicated to works written by indigenous authors. The images were released on the blog of illustrator, but are originally published in literature books for children written by authors native Brazilians. It is observed in the set of selected images, the prevalence of certain distinctive features, used to make a difference Indians: some physical traits associated with actors, props and some body painting as "typical" among others. However, the marks are diversified in the production illustrator and set this to some extent, a link between the indigenous people of character and she would be integral. It is observed that the illustrator and draws on specific artistic expressions of a given indigenous people to draw –and thus define and mark –the characters. An example is the incorporation of distinctive body painting between halves clan, to illustrate a story that unfolds in the context of life Kaingang, or the incorporation of artifacts Karaja when it comes to a narrative of this people. In doing so, the illustrator diverges from a common stereotype and generic Indian, comparing their creations in specific cultural and contextual productions. Another aspect that stands out in the cultural production of Maurice Black is the blending of natural elements, the use of recycled materials and textures of pokerwork colored with natural pigments in the production of images - which allows you to multiply the possibilities of reading but, somehow reaffirms and reconfigures a linkage between Indian regarded as inseparable and nature.


Keywords: Indian people, body, blog


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*Texto tomado del Archivo Documental “Cuerpos, sociedades e instituciones a partir de la última década del Siglo XX en Colombia”. Mallarino, C. (2011 – 2016). Tesis doctoral. DIE / UPN-Univalle.



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