Políticas do pós-humano e da pós-sexualidade


 

RESULTADO DE INVESTIGACIÓN: Tesis pos-doctoral: “Cibercultura y educaciones. Un estudio sobre la virtualización de los cuerpos, de las sexualidades y de las narrativas” - Grupo de Estudios en Educación y Relaciones de Género GEERGE, Programa de Pós-Graduación en Educación, Universidad Federal de Rio Grande del Sur UFRGS, Puerto Alegre, Brasil - edvaldo@ufba.br

 

Resumo:*


O estudo discute abordagens sobre o estatuto do humano, sua desqualificação e requalificação na cibercultura; faz incursões nas transformações aceleradas do humano, do corpo e do sexual, a partir das revoluções tecnocientíficas e biotecnológicas que prometem a plena realização individual e coletiva, a felicidade técnica de viver; analisa as construções do pós-humano e da pós-sexualidade. O foco de investigação são as chamadas sexualidades sem corpos como poéticas tecnológicas digitalizadas. O trabalho conclui que as políticas do póshumano e da pós-sexualidade também têm as suas contradições, e as extraordinárias confusões que prometem o gozo eterno não excluem os resíduos corporais e as sexualidades consideradas anacrônicas; aponta que esse é um campo fecundo para os estudos sobre corpo, gênero e sexualidade na atualidade; um campo que desafia, sobretudo, os educadores diante da vida digital.


Palavras-chave: Corpo. Pós-humano. Pós-sexualidade.



Abstract:


This study discusses approaches to the state of the human, its disqualification and re-qualification in the cyber-culture. It taps into the accelerated transformations of the human,

the body and the sexual, from both techno-scientific and bio-technological revolutions that

promise total individual and collective achievement, the technical happiness of living. It analyzes the constructions of both the posthuman and post-sexuality. The focus of this investigation is the so-called bodiless sexualities as digitalized technological poetics. The study has concluded that the policies of the posthuman and post-sexuality also have contradictions, and the extraordinary confusions that promise the eternal delight do not exclude either body wastes or sexualities regarded as anachronous. It points out that this is a fecund field for studies of body, gender and sexuality nowadays, a field that mainly challenges educators in digital life.


Keywords: Body. Posthuman. Post-sexuality.



Introdução


São cada vez mais íntimas as relações entre as chamadas novas tecnologias, de informação e comunicação, médicas e biotecnológicas, e o corpo. Elas modificam e de certo definem o que é o corpo e a sexualidade nesses tempos de cibercultura avançada. Nesse contexto de múltiplas e fecundas confusões entre a carne e seus artifícios, este estudo discute abordagens sobre o estatuto do humano, sua desqualificação e requalificação na cibercultura; faz incursões nas transformações aceleradas do humano, do corpo e do sexual, a partir das revoluções tecnocientíficas e biotecnológicas que prometem a plena realização individual e coletiva, a felicidade técnica de viver.


Para desenvolver esses argumentos, o trabalho foi estruturado em dois tópicos complementares: em “Políticas do pós-humano” demonstra que o ciborgue realiza antropologicamente a transfiguração do humano e, a partir daí, conceitos como o de póshumano e transhumano entram em cena. Em “interfaces dos corpos, das sexualidades e das tecnologias digitais”, discute as simbioses nas práticas e signos sexuais que circulam abundantemente por toda parte. Investiga aspectos das chamadas sexualidades além do sexo, fora da reprodução e do prazer. Sexualidades sem corpos como poéticas tecnológicas digitalizadas.



Continua...


Nota: No se incluye el texto completo por su extensión, el lector puede solicitar el documento desde la página principal (parte inferior), a través de los siguientes enlaces: CONTACTO / PUBLICA ENVÍAME TU TEXTO


*Texto tomado del Archivo Documental “Cuerpos, sociedades e instituciones a partir de la última década del Siglo XX en Colombia”. Mallarino, C. (2011 – 2016). Tesis doctoral. DIE / UPN-Univalle.


Entradas Destacadas