Dezenas de executivos, homens e mulheres, trajados a rigor, portando maletas, bolsas, celulares e documentos caminham lentamente cobertos de argila e de olhos vendados, misturam-se aos pedestres e desestabilizam o fluxo cotidiano do centro financeiro e político da cidade. A performance, realizada pelo Desvio Coletivo e Coletivo Pi, chocou a avenida Paulista na quarta-feira, 17/10/12, no horário do almoço. Dentre outros veículos, a Folha de S.Paulo do dia seguinte estampava o impacto visual do trabalho artístico.A ação acontecerá mais uma vez, nas ruas de São Paulo no próximo dia 05 de dezembro desta vez ampliando o trajeto e o número de participantes. O trajeto terá início às 12 horas no parque Trianon, na Avenida Paulista, seguirá pela rua Augusta, Viaduto do Chá até alcançar a Bolsa de Valores de São Paulo.No dia 07 de dezembro Cegos caminharão pelas ruas do Centro do Rio de Janeiro. Uniram-se a este trabalho o coletivo Carioca Heróis do Cotidiano que realiza um trabalho fundindo teatro, artes plásticas, dança e ativismo político.


A ação performativa pretende provocar uma forma distinta de perceber e vivenciar os dispositivos sociais cotidianos, de pensar a relação entre arte e mercado e de visualizar o sujeito contemporâneo na era globalizada. Cegos visa intervir poeticamente na cidade e provocar um momento de reflexão dando margem a diferentes leituras: o aprisionamento e a petrificação da vida por meio do excesso de trabalho, a automatização da vida cotidiana, a degeneração ética que se instaurou no eixo politico, financeiro, jurídico e religioso da sociedade.


Após a grande repercussão da primeira ação performativa realizada dia 17 de outubro na Avenida Paulista o coro de Cegos percorreu, mais uma vez, trechos da cidade de São Paulo na última quarta-feira, dia 05 de dezembro. Reunindo um número maior de performers do que da primeira vez, os Cegos saíram do Parque Trianon, andaram pela Avenida Paulista, desceram a Rua Augusta, chegaram à Câmara de Vereadores da cidade e fecharam a ação em frente à Prefeitura de São Paulo. O registro dessa performance fará parte da série televisiva “Cenas Urbanas”, do canal Discovery Brasil. A série mostrará diversas manifestações artísticas que ocorrem nas ruas da cidade de São Paulo. A estreia está prevista para 2013 e exibida em toda a América Latina.


Para que essa ação fosse realizada vários esforços foram necessários. Nosso obrigado à administração do Parque Trianon e a todos os funcionários, que cederam espaço para montagem dos performers; ao Teatro Oficina pelo espaço para desmontagem; à Flint Brasil e ao canal Discovery Brasil pelo reconhecimento do trabalho; a todos os performers que realizaram a ação Cegos, aos fotógrafos, cinegrafistas, equipe de arte e de apoio do Desvio Coletivo e Coletivo Pi.



CONTACTOS:

Web Site: https://desviocoletivo.wordpress.com/

Facebook: facebook.com/DesvioColetivo

Entradas Destacadas