top of page
Entradas Destacadas

UM OLHAR SOBRE O CORPO: O CONCEITO CONTEMPORÂNEO DE CORPO-OBJETO E SUAS RELAÇÕES COM O CINEMA



O surgimento do cinema, no final do século XIX, modificou de forma indiscutível osconceitos existentes de imagem e de olhar, e conseqüentemente as relações sujeito corpo predominantes no século anterior. A possibilidade de assistir à imagem fotográfica,anteriormente estática, ganhar a dimensão temporal e o movimento característicos da vida cotidiana, causou mudanças decisivas no modo de enxergar este cotidiano. Segundo o historiador inglês Eric Hobsbawn o cinema, sendo uma arte das massas e não uma arte de elites, teve influência definitiva na maneira como as pessoas percebem e estruturam o mundo. Na atualidade, com a popularização dos meios de reprodução do cinema, este efeito anteriormente sentido se intensificou, atingindo a todas as camadas da sociedade, posto que o cinema não é mais apenas uma atração em feiras de curiosidades como erao cinematógrafo. Hoje a imagem é, de longe, o maior educador das massas.


Dentre as questões de cunho “educativo”, propostas subliminarmente pelo cinema, figura a formação do conceito de corpo como conhecemos hoje. O chamado corpo canônico, ou o corpo idealizado, que surge do somatório de significações propostas pelasmídias de massa e do desejo de aceitação inerente ao ser humano. Diante de uma realidade delineada de forma tão consistente, faz-se necessária a avaliação deste processo “educativo”, além da discussão acerca das concepções já existentes de corporalidade. Com o intuito de elucidar estas questões, este projeto procura investigar as possíveis influências geradas pelo cinema no conceito de corpo en quanto objeto de apreciação estética e, considerando a mutualidade destas relações, investigar também ainfluência exercida por este conceito na imagem cinematográfica.


Para tornar possível esta pesquisa, o espaço de investigação foi delimitado,centralizando-se na produção cinematográfica latina. Este recorte se justifica pelo fato dacultura latina apresentar características peculiares na significação do corpo enquanto objeto artístico. Características estas muito diversas da cultura oriental, européia ou norteamericana. Para o estudo, foram escolhidas as obras dos diretores latinos Julio Medem, da Espanha; Alejandro González Iñarritú, do México; e Alejandro Amenábar, do Chile. Aanálise das imagens procura traçar relações entre as obras destes autores,estabelecendo um diálogo sobre o corpo visto sob diferentes aspectos, refletindo sobre as significações individuais presentes na obra e também considerando os significados construídos coletivamente e refletidos na cultura de cada um destes países.



Referências

  1. AUMONT, J. A Imagem. São Paulo: Papirus, 1993.

  2. BENEDIKT, A.A. O espectador cinematográfico: entre a anestesia e a sensibilização.

  3. ALCEU, v.5, nº 10, 2005, p. 40-57.

  4. BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

  5. DÖRRENBERG, M.T.S. Os Corpos do Cinema. Integração, Ano XII, nº 47, 2006.

  6. FONTES, M. Os Percursos do Corpo na Cultura Contemporânea. In: Intercom –Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - XXIX CongressoBrasileiro de Ciências da Comunicação. Brasília: UnB, 2006.

  7. ________. Uma Leitura do Culto Contemporâneo ao Corpo. Contemporânea, vol. 4, nº1, 2006, p. 117-136.

  8. GEADA, E. Cinema e Transfiguração. Lisboa: Horizonte, 1978.

  9. XAVIER, I. A Experiência do Cinema: antologia. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1983.

  10. KORNIS, M.A. História e Cinema: um debate metodológico. Estudos Históricos, Rio deJaneiro, vol. 5, n. 10, 1992, p. 237-250.

  11. MACHADO, A. Pré-cinemas e pós-cinemas. São Paulo: Papirus, 1997.

  12. MALUF, S.W. Corporalidade e Desejo: Tudo sobre minha Mãe e o Gênero na Margem.Estudos Feministas, Ano 10, 1/2002.

  13. MERTEN, L.C. Cinema: entre a Realidade e o Artifício. Porto Alegre: Artes e Ofícios,2003.

  14. METZ, C. A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 1972.VARGAS, E.P.; SIQUEIRA, V.H.F. Sexualidade e corpo: o olhar do sujeito através dasimagens em vídeo. Cad. Saúde Pública 15. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz,1999.


Una mirada sobre el cuerpo
.pdf
Download PDF • 118KB

Archivo

ÍNDICE DE PUBLICACIONES / ÍNDICE DE TÍTULOS POR CAMPOS DE INVESTIGACIÓN

Índice de Publicaciones
bottom of page